O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou os países-membros por terminarem o texto do Tratado do Alto Mar para proteger 30% dos oceanos do mundo e garantir a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas fora da jurisdição nacional.

A adoção do documento foi confirmada no último sábado (4) pela presidente da Conferência Intergovernamental da ONU sobre Diversidade Biológica Marinha de Áreas Além da Jurisdição Nacional, Rena Lee.

O tratado prevê mobilização de recursos para proteção dos oceanos e garante acesso e uso de recursos genéticos marinhos.

mar
Legenda: Compromisso visa proteger um terço da biodiversidade do mundo até 2030Foto: © Alec Douglas/Unsplash

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou os países-membros por terminarem o texto do Tratado do Alto Mar para proteger 30% dos oceanos do mundo e garantir a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas fora da jurisdição nacional.

A adoção do documento foi confirmada no último sábado (04/03/2023) pela presidente da Conferência Intergovernamental da ONU sobre Diversidade Biológica Marinha de Áreas Além da Jurisdição Nacional, Rena Lee.

“Senhoras e senhores, o navio chegou à costa”, declarou Rena Lee. Guterres elogiou a atuação de Lee no processo, que teve o apoio de organizações não-governamentais, sociedade civil, instituições acadêmicas e da comunidade científica desde 2004.

A expectativa de Guterres é continuar trabalhando com todas as partes para garantir um oceano mais saudável, resiliente e produtivo, beneficiando as gerações atuais e futuras. Ele disse que a medida representa um avanço, depois de quase duas décadas de negociações. Para ele, é uma vitória para o multilateralismo e para os esforços globais para combater as tendências destrutivas que afetam a saúde dos oceanos, no presente e nas próximas gerações.

O tratado prevê mobilização de recursos para proteger 30% dos oceanos do mundo e garante acesso e uso de recursos genéticos marinhos. Para o secretário-geral, o conjunto de diretrizes é um meio essencial para atingir os objetivos e metas relacionadas ao oceano da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Quadro de Biodiversidade Global de Kunming-Montreal.

O chamado compromisso “30×30” visa proteger um terço da biodiversidade do mundo, na terra e no mar, até 2030. O entendimento foi alcançado na Conferência da ONU em Montreal em dezembro passado.

O líder da Casa deliberativa diz trata-se de um exemplo da transformação que o mundo precisa e as pessoas exigem.

Texto original em ONU Brasil

Categorias: Dica de leitura

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *